Perguntas Frequentes


Porque energia solar é um bom negócio?
Hoje, a energia solar já é mais barata que a energia que utilizamos das concessionárias de energia. O Sol, o único que recurso que precisamos, é abundante e gratuito. Com o aumento das tarifas de energia elétrica ocorridas no final de 2014, a geração solar ficou ainda mais atrativa do ponto de vista financeiro. E com o contexto energético brasileiro, a tendência é que novos aumentos das tarifas aconteçam. Uma vez que você possui um Sistema GIGA HERTZ, você está imune aos aumentos tarifários, pois você passa a gerar sua própria energia.

Qual o cenário de aumento da tarifa elétrica das concessionárias para os próximos anos?
A matriz elétrica brasileira é altamente dependente da fonte hidroelétrica e o Brasil vive hoje uma das mais intensas estiagens já registradas. Grande parte dos reservatórios de nossas usinas hidrelétricas estão em níveis muito baixos. Além disso, o ritmo de construção de novas usinas vem caindo, devido ao esgotamento de grandes rios que suportem novos empreendimentos, aliado à questões ambientais. Isto, somado ao aumento do consumo elétrico esperado para os próximos anos, configura uma relação desproporcional entre oferta e demanda de energia elétrica no País. Dessa forma, a tendência é de imprevisibilidade no preço da energia elétrica nos próximos anos, com um provável aumento nas tarifas.

Quais as vantagens que terei se houver racionamento?
No racionamento ocorrido no Brasil em 2001 foi fixado um limite máximo de consumo elétrico para os clientes residenciais. Em um eventual novo racionamento, caso o consumo máximo residencial seja novamente estabelecido, os micro e mini geradores terão vantagem, pois gerarão sua própria energia. Vale lembrar que as regras sobre este ponto ainda não foram estabelecidas pelos órgãos competentes.

O sistema valoriza meu imóvel?
Nos Estados Unidos, onde este mercado já se encontra em um estágio mais maduro, é verificado uma valorização média de 8% nos imóveis que possuem sistemas fotovoltaicos (fonte: SunPower). A tendência é que no Brasil tenhamos o mesmo cenário, tendo em vista que uma casa com sistema de energia solar tem uma conta de luz muito abaixo de uma casa sem este tipo de sistema.

Quais os custos de manutenção?
Uma das grandes vantagens de um sistema fotovoltaico é a baixíssima necessidade de manutenção. Grande parte dos equipamentos são projetados para durarem mais de 25 anos, sem nenhum tipo de intervenção. A única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis, que acumulam sujeiras e detritos, que podem levar à diminuição da performance do sistema. Porém, para isso podemos contar com a chuva, que faz todo este duro trabalho para nós.

Consigo zerar minha conta de luz?
Caso seu projeto seja feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você necessita, a sua conta de luz será praticamente zero, restando apenas um valor mínimo referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade da rede, equivalente a aproximadamente R$ 40,00.

É possível desligar minha ligação com a concessionária de energia e ficar independente?
Sim, mas caso sua residência seja atendida por alguma concessionária de energia este tipo de projeto não é recomendável. Para se tornar independente da rede elétrica é necessário armazenar a energia gerada pelo sistema em baterias, para os momentos que o sol não fornecer energia (dias muito nublados e durante a noite). As baterias ainda são muito caras, o que torna este tipo de projeto economicamente inviável em situações onde há fornecimento de energia pela concessionária.

Qual a durabilidade do sistema?
Uma das principais vantagens de um sistema fotovoltaico é sua durabilidade. A GIGA HERTZ trabalha apenas com as melhores marcas do mercado e nossos painéis fotovoltaicos têm garantia de 25 anos.

A GIGA HERTZ acompanha remotamente os sistemas para evitar falhas e maximizar a performance?
Nossa equipe técnica monitora todos os sistemas instalados, de forma a analisar a performance de cada um deles. Fatos como a queda de um galho de árvore nos painéis ou acúmulo de sujeira podem reduzir a performance do sistema. Assim, caso nossa equipe identifique uma queda na produtividade do seu sistema, entraremos em contato com você para verificar se existe alguma falha ou objeto obstruindo a captura da luz do sol.